Entendendo o Eixo Cardan

QUANDO VOCÊ ESCOLHE OS MELHORES PRODUTOS DO MERCADO, LEVA TAMBÉM O MAIS COMPLETO PACOTE DE SERVIÇOS.

Funcionamento do Cardan

A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas. Pode até parecer uma tarefa simples, porém não é nada fácil. Em terrenos irregulares, o eixo traseiro balança muito, e a força tem que continuar chegando às rodas sem perda de potência. A princípio, parece um cano comprido, às vezes apoiado num suporte (mancal) e que fica o tempo todo de baixo do caminhão e do ônibus. Nas extremidades desse tubo existem conexões chamadas de juntas universais, onde estão as cruzetas. São as cruzetas que dão aos cardans a capacidade de transmitir força do motor para o eixo diferencial em diferentes ângulos. Além de transmitir a força em ângulo, permitido pelas juntas universais, o cardan também precisa ter a capacidadede de se encolher e expandir, conforme a oscilação vertical do eixo diferencial. E para isso, o conjunto de luvas e ponteiras(ou pontuvas e luveiras) localizado no meio do cardan é que permite este movimento. O eixo cardan é composto geralmente de flange, cruzeta, luva, ponteira, tubo, garfo, cruzeta e flange.

Para que você entenda melhor, vamos explicar detalhadamente quais são os componentes do eixo cardan.



CRUZETA

As cruzetas são responsáveis por transmitir a força de dois eixos em ângulos. São as cruzetas as responsáveis por permitir que o cardan transmita a força da caixa de câmbio para o diferencial.



MANCAL CENTRAL

Em alguns casos, dependendo da distância entre a caixa de câmbio e o diferencial, apenas um único eixo cardan não permite o correto funcionamento sem transmitir vibração para o veículo. Para corrigir este problema, foi desenvolvido um sistema que utiliza dois cardans menores, e para apoiar estes cardans é utilizado o mancal central.



JUNTA DESLIZANTE

A luva e a ponteira deslizante se encaixam, e deslizando uma dentro da outra, permitem que o cardan varie o comprimento.



LUVEIRA E PONTUVA

A luveira e a pontuva têm a mesma função do conjunto luva e ponteira. Porém, dependendo do projeto do cardan, é utilizado o conjunto luveira e pontuva. Ou seja, ao invés de a ponteira deslizar dentro da luva, a luveira é que desliza dentro da pontuva, conforme ilustra a imagem.



PONTEIRA FIXA

Utilizada para acoplar o terminal do cardan. Utilizada quando o veículo requer mais de um cardan.



TERMINAL DO CARDAN

Utilizado normalmente em veículos com mais de um cardan, sendo a ligação entre eles. Também é utilizado na saída do câmbio e do diferencial.



GARFO

Faz o acoplamento do tubo do cardan à cruzeta.



FLANGE

Também conhecido como flange de orelha, faz o acoplamento da cruzeta com o flange de entrada do câmbio ou o flange de acoplamento.



FLANGE DE ACOPLAMENTO

Também utilizado na saída da caixa de câmbio e/ou diferencial, este flange é utilizado juntamente com o flange (flange de orelha).



A MANUTENÇÃO DO CARDAN

A lubrificação dos componentes do cardan é crucial para sua durabilidade. Uma graxa com características de extrema pressão (EP) deve ser utilizada nos intervalos recomendados pelo fabricante. Esses intervalos variam conforme o tipo e a utilização do veículo. Na linha leve a Spicer produz para algumas aplicações as cruzetas Pré-Lube, que dispensam lubrificação.

Para saber mais sobre a manutenção do eixo cardan e lubrificação. Consulte sempre a Cardans Viracar.

Quando for necessário substituir algum componente do cardan (garfo, mancal, cruzeta, flange), nunca se baseie apenas na semelhança entre as peças, pois sua construção leva em conta várias especificações, como torque, comprimento do eixo, velocidade, entre outras características do veículo. Uma aplicação errada é suficiente para o veículo apresentar vibrações e ruídos que comprometem a durabilidade e eficiência do conjunto.

Para saber mais informações sobre cardan e seus componentes, ou outro produto serviços, envie e-mail para contato@cardansviracar.com.br ou ligue para (19) 3402-4487.





Cardans Viracar Desde 1996 Fabricando e Consertando Eixos Cardan

Rua Antonio Alcântara Machado, 97 - 13424-240 - PIRACICABA - SP - Fone (19) 3402-4487 - contato@cardansviracar.com.br